O NECPRI está ciente da importância da Economia na academia e principalmente nos cursos de Ciência Política e ou Relações Internacionais. Assim sendo, desde o ano passado o núcleo teve o cuidado criar um ciclo de conferências: “Economia com o NECPRI”, em que temos uma palestra por ano dedicada à economia.
Depois de algumas agradáveis discussões com alunos de economia, reparamos na emergência de um novo tema, que historicamente é tido como um paradoxo: a ética na gestão, nas empresas e na economia.
“A prestigiada Universidade de Harvard já oferecia um curso de ética em 1915 mas, verdadeiramente, só no início dos anos 80 é que as generalidades das universidades americanas começaram a oferecer cursos ligados à responsabilidade social e empresarial e ainda à responsabilidade do empresário, dentro do mesmo âmbito. Actualmente, existirão cerca de 500 cursos deste tipo em todas as universidades americanas. A razão porque o tema se tornou interessante nos anos 80 foi porque surgiram graves problemas nas empresas, sobretudo nas financeiras, ligados à ética da gestão, à ética do relacionamento com os clientes e, até mesmo, relacionadas com a ética do procedimento perante a sociedade. Algumas das grandes operações financeiras nos mercados americanos tiveram repercussões mundiais e prejudicaram a sociedade em geral”
O Centro da Ética Economia e Empresarial (CEEE) tem sido essencial na investigação e divulgações de publicação científicas nesta área. Desta forma o NECPRI têm o prazer de anunciar a conferência ÉTICA NA ECONOMIA com um dos directores e vice-presidente do CEEE o PROFESSOR DOUTOR JOÃO CÉSAR DAS NEVES. “um trabalho recente de João César das Neves, agarrou na The Economist e fez um apanhado daquilo que foi entendido como o "jogo da ética empresarial" ao longo dos últimos 20 anos, ou seja, aquilo que se dizia na prestigiada revista em 1993, em 2000 e em 2005.”
Este novo modus operandi é mais complexo que esta a perspectiva de Milton Friedman, quando afirmava que "a única responsabilidade da empresa era gerar lucro". O Economista César das Neves diz-nos : “O facto das escolas de gestão não falarem que esta é a pergunta mais importante da gestão mostra a má qualidade das mesmas, mas a principal pergunta da gestão é: O que é que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro se vier a arruinar a sua própria vida, ou o que é que poderá dar o homem em troca da sua vida. Esta é a pergunta central da gestão e que nos coloca e que nos coloca na questão central da Ética, porque a ética não é um conjunto de regras, para nos aprender a como é que a gente se vai comportar, nem sequer é um conjunto de formas para indicar à sociedade a empresa ideal, ou o gestor perfeito, a Ética é eu saber o que é que devo fazer aqui e agora perante este sarilho que tenho nas mãos, mas responder a esta pergunta à luz das razões últimas da minha vida, das razões da resposta à pergunta o que é que eu estou aqui a fazer, porque é que eu nasci, para onde é que eu vou, qual é sentido da minha existência, é pôr em cada uma das coisas que faço a razão última da minha vida, é isso o comportamento ético.”
A Conferência também conta com a presença da Drª Marta Lince de Faria docente e mestrando na FCEE-UCP, que tem dado um grande contributo ano ao NECPRI. A Drª Marta Lince de Faria começará por fazer uma pequena introdução ao CEEE e ao trabalho do Professor João César das Neves, já que foi a drª que deu a conhecer ao NECPRI o magnifico trabalho realizado tanto pela organização como pelo Professor. A conferência também conta com a presenças do Professor Luís Oliveira Martins o docente da cadeira Economia Política da FCSH. O NECPRI agradece o constante empenho eparticipação de todos os docentes para com o núcleo.
Sendo assim, não faltes a mais uma iniciativa do NECPRI, já que terás oportunidade não só de ouvir como de debater com o mediático Economista, esta new vision da economia.
Dia 03 de Junho, próxima terça-feira, às 14h no Aud. 002 da Torre A (torre antiga) na FCSH, Conferência: ÉTICA NA ECONOMIA com o PROFESSOR CÉSAR DAS NEVES.
Ultimo Texto do autor sobre ética na economia: Ethical Reasons for Ethical Behaviors
Nenhum comentário:
Postar um comentário