sexta-feira, 23 de maio de 2008

Conferência: DO TERRORISMO SAGRADO com Felipe Pathé Duarte

(*)
O Terrorismo é um tema cada vez mais polémico, começando pela sua complexa e paradoxa definição, mas, não deixa de ser central na essência e na compreensão das RI, da geoestratégiada, da jurisdição internacional, da teoria política e até do mundo contemporâneo.

"A intimidade com o terrorismo global vai sendo aprofundada à medida que o espaço ocidental, objecto prioritário da agressão em curso, recebe sucessivos golpes que atingem, mais do que interesses materiais, a sua confiança nas instituições que organizou para manterem uma ordem no mundo, a confiança das sociedades civis nos respectivos governos, a confiança na capacidade das forças de segurança e de defesa, a fidelidade aos valores matriciais da sua cultura."
Adriano Moreira, in Terrorismo ed. almedina



Felipe Pathé Duarte, licenciou-se em Filosofia pela Universidade Coimbra, é Mestre e Doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais no IEP na Universidade Católica Portuguesa, é investigador na fundação para Ciência e Tecnologia no Centro de Investigação e Formação para Cultura e Paz da Fundação Mário Soares, é membro do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo como da Associação portuguesa de Ciência Política.

O nosso convidado é um especialista Religião e Violência; Subversão e Terrorismo; Filosofia Política; Segurança e Política Internacional. No seu ultimo livro, "No crepúsculo da razão - considerações sobre o terrorismo pós-guerra fria" da Ed. Prefácio 2007, Felipe Pathé Duarte faz-nos uma síntese do terrorismo, desde a sua genealogia até á emergência de um novo conceito na sociedade pós-moderna.

"O estudo do terrorismo não corresponde a uma teoria pura e asséptica. A ciência que estuda o terrorismo recolhe contributos muito variados e tem uma pretensão utilitária: afinal, nós estudamos o terrorismo para melhor o combater. Felipe Pathé Duarte compreende estas verdades essenciais. Por isso, a sua obra aumenta o nosso saber mas também constitui um instrumento contra o terrorismo." Rui Pereira, Ministro da Administração Interna

O NECPRI ciente deste acontecimento social e global convida a assistirem no dia 27 de Maio de 2008, ás 18h no aud. 002 na torre A (antiga), a esta conferência que dará a oportunidade de ouvirmos e discutirmos um elemento essencial nas RI, o terrorismo, com um especialista deste novo e preocupante panorama do terrorismo pôs-guerra fria.

Não nos podemos esquecer que em 2008 faz 7 anos do 11 de Setembro, 5 da Invasão ao Iraque, 4 anos dos atentados de Madrid, 3 dos atentados em Londres e do caso das caricaturas de Maomé como do discurso de Ratisbona. Numa visão maniqueísta poderíamos dizer que é o Ocidente versus o Oriente.
Esta é uma conferência que interessa, para além dos alunos de CPRI, a todos aqueles querem compreender o mundo, porque o terrorismo é mentor de muitas das acções internacionais.
Por isso não faltes a mais uma iniciativa do NECPRI.

Desde já agradecemos a sala ao Professor Duarte Silva, docente da cadeira de Direito Constitucional.
«The only thing necessary for the triumph of evil is for good people to do nothing» Edmund Burke



Outro texto do autor (clica):
(*) errata, no cartaz diz: Núcleo de Estudos de Ciência Políticos e Relações Internacionais deve-se ler: Núcleo de Estudos de Ciência Política e Relações Internacionais, pedimos desculpa.

Nenhum comentário: