sexta-feira, 9 de maio de 2008

CONFERÊNCIA: "Os Cinco Regimes na Política Internacional" com o Professor José Medeiros Ferreira





O NECPRI tem o prazer de apresentar, na próxima quarta-feira dia 14 de MAIO ao 12H no ANF. 1 na TORRE B, a Conferência: OS CINCO REGIMES NA POLÍTICA INTERNACIONAL com o Professor JOSÉ MEDEIROS FERREIRA.



Esta conferência tem como objectivo discutir um dos últimos trabalhos do Professor Medeiros Ferreira, o livro - Cinco Regimes na Política Internacional da Ed. Presença fazendo parte da colecção fundamentos. Esta palestra enquadra-se no curso CPRI, sendo mesmo o livro parte da nossa bibliografia. É para todos uma oportunidade poder falar do tema com o próprio autor.

O Professor Medeiros Ferreira, dispensa apresentações, mas fazemos uma pequena introdução à sua vida, frequentou, na Faculdade de Letras de Lisboa, o curso de filosofia, tendo sido expulso de todas as Universidades do país em 1965 devido à sua actividade estudantil contra a ditadura, assim, licenciou-se em Ciências Sociais na Suíça pela Universidade de Genebra onde foi assistente no curso de História até 1974.

Para além de ter sido deputado o Professor Medeiros Ferreira foi Secretário do Estado dos Negócios Estrangeiros de 1975 a 76 e foi Ministro dos Negócios Estrangeiros até 1977, onde exercer um papel importante na história de Portugal.


"Por estas e por outras, só entrei a sério na intriga internacional em 1976, pela mão de Medeiros Ferreira, que me levou com ele à Assembleia Geral das Nações Unidas. Fiquei estupefacto. As conversas entre os Poderes do universo eram de uma trivialidade assustadora. Hora após hora, Medeiros Ferreira garantia ao Paquistão, à Noruega, ao Peru e à Índia a amizade e os desejos de cooperação do povo português e recebia em troca a segurança da amizade e dos desejos de cooperação dos povos do Paquistão, da Noruega, do Peru e da Índia. Num encontro privado, o ministro dos Estrangeiros da China, juntando os dedos em cacho para exemplificar, aconselhou Medeiros a unir-se à Europa contra os Soviéticos (um mês depois desaparecia numa purga). O ministro dos Estrangeiros da Inglaterra, Anthony Crosland, o mais eminente teórico da social-democracia moderna, bebia whisky sem gelo, por copos de água, às dez da manhã, e manifestou a sua alegria pelo advento da liberdade em Portugal (um mês depois morreu a regar o jardim com um ataque de coração). A estrela das estrelas, Henry Kissinger, rodeado por uma dúzia de assistentes, declarou o dr. Mário Soares um génio. O pessoal diplomático português, em que se incluíam dois futuros ministros e vários embaixadores, discutia obsessivamente câmbios e compras, únicas matérias que o interessavam e em que parecia perito"


in, Vasco Pulido Valente, Às avessas, Assírio & Alvim, Lisboa 1991, pp. 25-28


Actualmente o Professor é membro do concelho Cientifico do Instituto Português de Relações Internacionais da UNL e professor da FCSH, é cronista no Correio da Manhã e no DN e também é co-autor do blog Bichos carpinteiros.


O livro em debate é essencial a todos aqueles que se interessam pelas R.I e pela História de Portugal, os cinco regimes estudados fazem parte do século XX, Monarquia Constitucional, a I República, a Ditadura Militar, o Estado Novo e a República Democrática.

Desde já agradecemos ao Professor Aires de Oliveira pela disponibilidade e colaboração com o núcleo.


Poder ouvir o Professor Medeiros Ferreira falar, sobre a politica Internacional portuguesa, é também ouvir a história em primeira mão.
Não Faltes a esta iniciativa do NECPRI.

Outro texto do autor:

PORTUGAL E OS EUA NAS DUAS GUERRAS MUNDIAIS: A PROCURA DO PLANO BI-LATERAL - José Medeiros Ferreira



Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu a pena a conferência. Muito sintética, muito descontraída e sem vómito de banalidades. Assim sim.

Ass.: Pipi Religioso