sábado, 31 de maio de 2008

Economia Com o NECPRI: CONFERÊNCIA: "ÉTICA NA ECONOMIA" com João César das Neves





O NECPRI está ciente da importância da Economia na academia e principalmente nos cursos de Ciência Política e ou Relações Internacionais. Assim sendo, desde o ano passado o núcleo teve o cuidado criar um ciclo de conferências: “Economia com o NECPRI”, em que temos uma palestra por ano dedicada à economia.

Depois de algumas agradáveis discussões com alunos de economia, reparamos na emergência de um novo tema, que historicamente é tido como um paradoxo: a ética na gestão, nas empresas e na economia.


Assim foi notório para o NECPRI o quão interessante que seria discutir o tema, apesar de ser recente na academia portuguesa já tem sido debatido em outras instituições. É na Universidade Católica Portuguesa, mais propriamente na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, que se estabeleceu o Center for Ethics, Business and Economics (Centro da Ética Económica e Empresarial)The mission of the center is to develop research, educational and editorial initiatives related to business and information ethics and corporate social responsibility”. Esta organização faz parte de muitas outras academias, como: Carnegie Mellon University, Duke University Fondazione per la Sussidiarietá, Oxford University, The, Earth Institute at Columbia University, Universitá Cattolica di Milano and University of Northern Iowa.

“A prestigiada Universidade de Harvard já oferecia um curso de ética em 1915 mas, verdadeiramente, só no início dos anos 80 é que as generalidades das universidades americanas começaram a oferecer cursos ligados à responsabilidade social e empresarial e ainda à responsabilidade do empresário, dentro do mesmo âmbito. Actualmente, existirão cerca de 500 cursos deste tipo em todas as universidades americanas. A razão porque o tema se tornou interessante nos anos 80 foi porque surgiram graves problemas nas empresas, sobretudo nas financeiras, ligados à ética da gestão, à ética do relacionamento com os clientes e, até mesmo, relacionadas com a ética do procedimento perante a sociedade. Algumas das grandes operações financeiras nos mercados americanos tiveram repercussões mundiais e prejudicaram a sociedade em geral”

O Centro da Ética Economia e Empresarial (CEEE) tem sido essencial na investigação e divulgações de publicação científicas nesta área. Desta forma o NECPRI têm o prazer de anunciar a conferência ÉTICA NA ECONOMIA com um dos directores e vice-presidente do CEEE o PROFESSOR DOUTOR JOÃO CÉSAR DAS NEVES. “um trabalho recente de João César das Neves, agarrou na The Economist e fez um apanhado daquilo que foi entendido como o "jogo da ética empresarial" ao longo dos últimos 20 anos, ou seja, aquilo que se dizia na prestigiada revista em 1993, em 2000 e em 2005.”

Este novo modus operandi é mais complexo que esta a perspectiva de Milton Friedman, quando afirmava que "a única responsabilidade da empresa era gerar lucro". O Economista César das Neves diz-nos : “O facto das escolas de gestão não falarem que esta é a pergunta mais importante da gestão mostra a má qualidade das mesmas, mas a principal pergunta da gestão é: O que é que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro se vier a arruinar a sua própria vida, ou o que é que poderá dar o homem em troca da sua vida. Esta é a pergunta central da gestão e que nos coloca e que nos coloca na questão central da Ética, porque a ética não é um conjunto de regras, para nos aprender a como é que a gente se vai comportar, nem sequer é um conjunto de formas para indicar à sociedade a empresa ideal, ou o gestor perfeito, a Ética é eu saber o que é que devo fazer aqui e agora perante este sarilho que tenho nas mãos, mas responder a esta pergunta à luz das razões últimas da minha vida, das razões da resposta à pergunta o que é que eu estou aqui a fazer, porque é que eu nasci, para onde é que eu vou, qual é sentido da minha existência, é pôr em cada uma das coisas que faço a razão última da minha vida, é isso o comportamento ético.”

A Conferência também conta com a presença da Drª Marta Lince de Faria docente e mestrando na FCEE-UCP, que tem dado um grande contributo ano ao NECPRI. A Drª Marta Lince de Faria começará por fazer uma pequena introdução ao CEEE e ao trabalho do Professor João César das Neves, já que foi a drª que deu a conhecer ao NECPRI o magnifico trabalho realizado tanto pela organização como pelo Professor. A conferência também conta com a presenças do Professor Luís Oliveira Martins o docente da cadeira Economia Política da FCSH. O NECPRI agradece o constante empenho eparticipação de todos os docentes para com o núcleo.




Sendo assim, não faltes a mais uma iniciativa do NECPRI, já que terás oportunidade não só de ouvir como de debater com o mediático Economista, esta new vision da economia.

Dia 03 de Junho, próxima terça-feira, às 14h no Aud. 002 da Torre A (torre antiga) na FCSH, Conferência: ÉTICA NA ECONOMIA com o PROFESSOR CÉSAR DAS NEVES.

Ultimo Texto do autor sobre ética na economia: Ethical Reasons for Ethical Behaviors

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Curso de Especialização em Política e Economia da União Europeia


Inscrições abertas para o "Curso de Especialização em Política e Economia da União Europeia"
16 a 20 de Junho de 2008 das 18h00 às 22h (20 horas lectivas)
Custo: 300 euros
Local: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Pólo Universitário do Alto da Ajuda

AGENDAR IDEIAS



A desigualdade na distribuição de rendimentos e a subsistência de situações de pobreza, constituem importantes obstáculos à construção de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais desenvolvida, cabendo à nossa geração um papel activo na remoção de tais obstáculos, despertando consciências e recentrando olhares em torno desta discussão.


Importa assumir a nossa responsabilidade da solidariedade intra e intergeracional, tendo a plena consciência de que só numa sociedade mais igual poderemos ser verdadeiramente livres.


É este o tempo para fazer a presente discussão e deixarmos gravada a nossa marca e o nosso contributo na primeira sessão temática da "Geração de Ideias", subordinada ao tema "Caminhos para a Igualdade: Distribuição de Rendimentos – que Políticas?", que se realiza no dia 29 de Maio de 2008 (5.ª feira), às 21h00 no "Laboratório Chimico" do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, Rua da Escola Politécnica, 56, em Lisboa.


Está pois lançado o desafio à apresentação de novas ideias, de novas propostas.


Contamos consigo,

O NECPRI fornece os Elementos para o debate


Para esclarecimentos adicionais contactar:
Fernando Montenegro E-mail: mailto:f.montenegro@netcabo.pt Telemóvel: 96 608 56 81
Sofia Cabral Email: sofiadiniscabral@gmail.com Telemóvel: 96 171 77 34
Pedro Ruas Email: pedroruas@sapo.pt Telemóvel: 96 176 29 35

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Conferência: DO TERRORISMO SAGRADO com Felipe Pathé Duarte

(*)
O Terrorismo é um tema cada vez mais polémico, começando pela sua complexa e paradoxa definição, mas, não deixa de ser central na essência e na compreensão das RI, da geoestratégiada, da jurisdição internacional, da teoria política e até do mundo contemporâneo.

"A intimidade com o terrorismo global vai sendo aprofundada à medida que o espaço ocidental, objecto prioritário da agressão em curso, recebe sucessivos golpes que atingem, mais do que interesses materiais, a sua confiança nas instituições que organizou para manterem uma ordem no mundo, a confiança das sociedades civis nos respectivos governos, a confiança na capacidade das forças de segurança e de defesa, a fidelidade aos valores matriciais da sua cultura."
Adriano Moreira, in Terrorismo ed. almedina



Felipe Pathé Duarte, licenciou-se em Filosofia pela Universidade Coimbra, é Mestre e Doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais no IEP na Universidade Católica Portuguesa, é investigador na fundação para Ciência e Tecnologia no Centro de Investigação e Formação para Cultura e Paz da Fundação Mário Soares, é membro do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo como da Associação portuguesa de Ciência Política.

O nosso convidado é um especialista Religião e Violência; Subversão e Terrorismo; Filosofia Política; Segurança e Política Internacional. No seu ultimo livro, "No crepúsculo da razão - considerações sobre o terrorismo pós-guerra fria" da Ed. Prefácio 2007, Felipe Pathé Duarte faz-nos uma síntese do terrorismo, desde a sua genealogia até á emergência de um novo conceito na sociedade pós-moderna.

"O estudo do terrorismo não corresponde a uma teoria pura e asséptica. A ciência que estuda o terrorismo recolhe contributos muito variados e tem uma pretensão utilitária: afinal, nós estudamos o terrorismo para melhor o combater. Felipe Pathé Duarte compreende estas verdades essenciais. Por isso, a sua obra aumenta o nosso saber mas também constitui um instrumento contra o terrorismo." Rui Pereira, Ministro da Administração Interna

O NECPRI ciente deste acontecimento social e global convida a assistirem no dia 27 de Maio de 2008, ás 18h no aud. 002 na torre A (antiga), a esta conferência que dará a oportunidade de ouvirmos e discutirmos um elemento essencial nas RI, o terrorismo, com um especialista deste novo e preocupante panorama do terrorismo pôs-guerra fria.

Não nos podemos esquecer que em 2008 faz 7 anos do 11 de Setembro, 5 da Invasão ao Iraque, 4 anos dos atentados de Madrid, 3 dos atentados em Londres e do caso das caricaturas de Maomé como do discurso de Ratisbona. Numa visão maniqueísta poderíamos dizer que é o Ocidente versus o Oriente.
Esta é uma conferência que interessa, para além dos alunos de CPRI, a todos aqueles querem compreender o mundo, porque o terrorismo é mentor de muitas das acções internacionais.
Por isso não faltes a mais uma iniciativa do NECPRI.

Desde já agradecemos a sala ao Professor Duarte Silva, docente da cadeira de Direito Constitucional.
«The only thing necessary for the triumph of evil is for good people to do nothing» Edmund Burke



Outro texto do autor (clica):
(*) errata, no cartaz diz: Núcleo de Estudos de Ciência Políticos e Relações Internacionais deve-se ler: Núcleo de Estudos de Ciência Política e Relações Internacionais, pedimos desculpa.

Conferência: DO TERRORISMO SAGRADO com Felipe Pathé Duarte

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Aassociação PAR


Caros membros do NECPRI
A Associação PAR - Respostas Sociais irá realizar a Formação "Agentes Pelos ODM" já nos próximos dias 30, 31 e 1 de Junho. Esta formação será a primeira que iremos realizar no âmbito do Projecto Agência ODM que visa criar núcleos de jovens em universidades para a promoção dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e conta com o apoio com a Campanha Objectivo 2015 das Nações Unidas e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento. Seria muito interessante que pudessem participar e que mobilizassem os colegas de CPRI. Grata pela atenção, Joana Branco Lopes


No âmbito das actividades de preparação dos "Dias do Desenvolvimento", a Associação PAR irá promover a formação "Jovens pelos ODM", que decorrerá entre 30 de Maio e 1 de Junho, na sede da Associação (Rua da Estrela, nº 21), e terá o seguinte horário:

Dia 30, 6a feira 18h às 22h
Apresentação da Associação PAR e do Projecto "Agência ODM";Prelecção: Cidadania Global.

Dia 31, sábado 10h às 17h30
Prelecção: Redes Globais;Prelecção: Os Oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio;Prelecção: Consumo Responsável e Comércio Justo.
Dia 1, domingo 10h às 13h
Prelecção: Advocacia Social e Activismo.Esta formação destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos - preferencialmente universitários - e conta com o apoio da Campanha Objectivo 2015, do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e da Associação Juvenil Rota Jovem.

Inscreve-te já! Preenche a ficha de inscrição e envia-a para associacao.par@gmail.com até 26 de Maio.
[As inscrições só serão consideradas definitivas após o respectivo pagamento (nas nossas instalações ou por transferência bancária - Associação Juvenil Jovem a Jovem Nib: 0007 0044 0001 5630 007 18). A taxa de participação é de 10€ por pessoa (inclui formação, jantar de sábado e certificado de participação), com desconto de 10% para os/as sócios/as da Associação PAR e da Rota Jovem.]

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Os dias da Universidade - Professor Medeiros Ferreira


Depois da produtiva conferência com o Professor Medeiros Ferreira, na qual discutiu-se e desmistificou-se algumas questões históricas das Relações Internacionais Portuguesas, o NECPRI teve a agradável surpresa e o prazer de ler no blog do Professor - Bichos Carpinteiros:


Os dias da Universidade

Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa exibe-se por estes dias uma espécie de feira do livro com obras de professores, promovida pela Isabel Lousada. Hoje, numa iniciativa autónoma dos estudantes do Núcleo de Estudos de Ciência Política e Relações Internacionais, (NECPRI) fui convidado a debater o meu livro Cinco Regimes na Política Internacional. Estiveram presentes alunos de diferentes áreas: Ciência Política, Relações Internacionais, História.Foram duas horas muito intensas e recompensadoras.Recuei até ao ano de 1981 quando inventei um Seminário Livre de História da Política Externa Portuguesa que estaria na origem de um Mestrado alguns anos depois.


posted by josé medeiros ferreira @ 19:28

Conferência António Horta Fernandes"A Europa como memória dos deserdados da terra num mundo poliárquico"


Pensar a Europa na Perspectiva daFilosofia Política de John Rawls Conferência:
“A Europa como memória dosdeserdados da terra num mundopoliárquico”
António Horta Fernandes
Instituto deFilosofia da LinguagemUniversidade Nova de Lisboa
19 de Maio de 2008(SEGUNDA-FEIRA)15:30h, Aud.1Torre B, 1º Piso - FCSH - UNL

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Participação dos Jovens na Política


Depois do polémico discurso do nosso Presidente da República (PR), nas celebrações do dia 25 de Abril (clica para leres ou ouvires), na ultima segunda-feira PR recebeu os jovens associativos, para debater o tema "os Jovens e a Política".

Como este é um tema que nos interessa, o NECPRI deixa aqui a ligação para o estudo feito pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica Portuguesa a pedido do PR a qual foi citado no seu discurso e que gerou toda a polémica.


sexta-feira, 9 de maio de 2008

CONFERÊNCIA: "Os Cinco Regimes na Política Internacional" com o Professor José Medeiros Ferreira





O NECPRI tem o prazer de apresentar, na próxima quarta-feira dia 14 de MAIO ao 12H no ANF. 1 na TORRE B, a Conferência: OS CINCO REGIMES NA POLÍTICA INTERNACIONAL com o Professor JOSÉ MEDEIROS FERREIRA.



Esta conferência tem como objectivo discutir um dos últimos trabalhos do Professor Medeiros Ferreira, o livro - Cinco Regimes na Política Internacional da Ed. Presença fazendo parte da colecção fundamentos. Esta palestra enquadra-se no curso CPRI, sendo mesmo o livro parte da nossa bibliografia. É para todos uma oportunidade poder falar do tema com o próprio autor.

O Professor Medeiros Ferreira, dispensa apresentações, mas fazemos uma pequena introdução à sua vida, frequentou, na Faculdade de Letras de Lisboa, o curso de filosofia, tendo sido expulso de todas as Universidades do país em 1965 devido à sua actividade estudantil contra a ditadura, assim, licenciou-se em Ciências Sociais na Suíça pela Universidade de Genebra onde foi assistente no curso de História até 1974.

Para além de ter sido deputado o Professor Medeiros Ferreira foi Secretário do Estado dos Negócios Estrangeiros de 1975 a 76 e foi Ministro dos Negócios Estrangeiros até 1977, onde exercer um papel importante na história de Portugal.


"Por estas e por outras, só entrei a sério na intriga internacional em 1976, pela mão de Medeiros Ferreira, que me levou com ele à Assembleia Geral das Nações Unidas. Fiquei estupefacto. As conversas entre os Poderes do universo eram de uma trivialidade assustadora. Hora após hora, Medeiros Ferreira garantia ao Paquistão, à Noruega, ao Peru e à Índia a amizade e os desejos de cooperação do povo português e recebia em troca a segurança da amizade e dos desejos de cooperação dos povos do Paquistão, da Noruega, do Peru e da Índia. Num encontro privado, o ministro dos Estrangeiros da China, juntando os dedos em cacho para exemplificar, aconselhou Medeiros a unir-se à Europa contra os Soviéticos (um mês depois desaparecia numa purga). O ministro dos Estrangeiros da Inglaterra, Anthony Crosland, o mais eminente teórico da social-democracia moderna, bebia whisky sem gelo, por copos de água, às dez da manhã, e manifestou a sua alegria pelo advento da liberdade em Portugal (um mês depois morreu a regar o jardim com um ataque de coração). A estrela das estrelas, Henry Kissinger, rodeado por uma dúzia de assistentes, declarou o dr. Mário Soares um génio. O pessoal diplomático português, em que se incluíam dois futuros ministros e vários embaixadores, discutia obsessivamente câmbios e compras, únicas matérias que o interessavam e em que parecia perito"


in, Vasco Pulido Valente, Às avessas, Assírio & Alvim, Lisboa 1991, pp. 25-28


Actualmente o Professor é membro do concelho Cientifico do Instituto Português de Relações Internacionais da UNL e professor da FCSH, é cronista no Correio da Manhã e no DN e também é co-autor do blog Bichos carpinteiros.


O livro em debate é essencial a todos aqueles que se interessam pelas R.I e pela História de Portugal, os cinco regimes estudados fazem parte do século XX, Monarquia Constitucional, a I República, a Ditadura Militar, o Estado Novo e a República Democrática.

Desde já agradecemos ao Professor Aires de Oliveira pela disponibilidade e colaboração com o núcleo.


Poder ouvir o Professor Medeiros Ferreira falar, sobre a politica Internacional portuguesa, é também ouvir a história em primeira mão.
Não Faltes a esta iniciativa do NECPRI.

Outro texto do autor:

PORTUGAL E OS EUA NAS DUAS GUERRAS MUNDIAIS: A PROCURA DO PLANO BI-LATERAL - José Medeiros Ferreira



quinta-feira, 8 de maio de 2008

CONFERÊNCIA: OS CINCO REGIMES NA POLÍTICA INTERNACIONAL José Medeiros Ferreira



SEMINÁRIO: Tratado de Lisboa

SEMINÁRIO DO DIA DA EUROPA
O TRATADO DE LISBOA E O FUTURO DA INTEGRAÇÃO EUROPEIA
Sala Luís de Freitas Branco, Centro Cultural de Belém, Lisboa, 9 de Maio de 2008


Para aceder ao programa, clicar aqui .

quarta-feira, 7 de maio de 2008

CONFERÊNCIA: Islão

Por ocasião da exposição «A Educação do Príncipe: Obras-Primas do Museu Aga Khan», patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, irá decorrer na próxima segunda-feira dia 12.05, pelas 18h30, uma Conferência sobre o tema «Pluralismo e diversidade: expressões do Islão no mundo de hoje».
O orador será o Professor Azim Nanji, Director do Instituto de Estudos Islâmicos de Londres.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Sondagem (I): "Acha que os Jogos Olímpicos em Pequim deviam ser boicotados?"



Estes foram os resultados da primeira sondagem feita no blog. O nosso obrigada a quem votou.



Sim__13 (40%)

Não__19 (59%)

Não Sei__0
____________________________

Total
32

FCSH: FEIRA DO LIVRO


No âmbito das actividades promovidas visando divulgar a investigação produzida na FCSH-UNL, a ADAp - Área de Apoio à Publicação, convida a visitar a 2ª Edição da Feira do Livro desta Faculdade, que se irá realizar nos próximos dias 13 e 14 de Maio, no Campus da Av. de Berna, em Lisboa.

Para toda e qualquer informação suplementar (participação, vendas, etc.), contactar a Dra. Isabel Lousada (adap@fcsh.unl.pt).